Devocional: 15/02/2024

Café com Deus Pai
Café com Deus Pai
Devocional: 15/02/2024
Loading
/

Frase do Dia: “Perdoar é dar a oportunidade para você viver.”

Leitura Bíblica: Mateus 25

Palavra-Chave: #Perdão

Para Refletir:

Você já pensou sobre o que significa perdoar alguém? Perdoar é mais do que simplesmente dizer “eu te perdoo”. Perdoar é uma atitude do coração, que envolve renunciar ao ressentimento, à mágoa e ao desejo de vingança. Perdoar é liberar a pessoa que nos ofendeu do peso da culpa e da dívida que ela tem conosco. Perdoar é também uma forma de obedecer a Deus, que nos perdoou primeiro em Cristo.

No capítulo 25 do evangelho de Mateus, Jesus conta a parábola dos dez talentos, que ilustra a importância do perdão. Nessa parábola, um senhor entrega a cada um dos seus três servos uma certa quantia de dinheiro, de acordo com a capacidade de cada um. Dois dos servos usam o dinheiro para fazer negócios e multiplicar o valor recebido, mas o terceiro servo enterra o dinheiro no chão, por medo do seu senhor. Quando o senhor volta, ele elogia e recompensa os dois primeiros servos, mas repreende e castiga o terceiro servo, chamando-o de mau e negligente.

A parábola nos ensina que Deus nos deu dons e recursos para usarmos em seu serviço e para sua glória. Ele espera que sejamos fiéis e diligentes na administração desses dons, e que produzamos frutos para o seu reino. Mas a parábola também nos ensina que Deus é misericordioso e generoso conosco, e que ele nos perdoa quando reconhecemos os nossos erros e nos arrependemos. O terceiro servo não foi punido por ter pouco dinheiro, mas por ter uma visão distorcida do seu senhor, achando que ele era duro e exigente. Ele não confiou na bondade do seu senhor, nem se esforçou para agradá-lo.

O perdão é um dom de Deus para nós, mas também é uma responsabilidade. Se Deus nos perdoou de uma dívida tão grande, como podemos negar o perdão aos nossos irmãos, que nos devem tão pouco? Jesus disse que se não perdoarmos aos homens as suas ofensas, também o Pai celestial não nos perdoará as nossas ofensas (Mateus 6:15). O perdão é uma prova do nosso amor a Deus e ao próximo. O perdão é uma bênção para quem perdoa e para quem é perdoado.

Que possamos refletir sobre essa parábola e sobre o tema do perdão, e pedir a Deus que nos ajude a perdoar como ele nos perdoou. Que possamos ser servos bons e fiéis, que usam os seus talentos para a glória de Deus e para o bem do próximo. Que possamos experimentar a paz e a alegria que o perdão traz.


Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *