Devocional: 09/02/2024

Café com Deus Pai
Café com Deus Pai
Devocional: 09/02/2024
Loading
/

Frase do Dia: “O secredo com Deus gera fundamento para uma grande edificação.”

Leitura Bíblica: Mateus 22

Palavra-Chave: #Fundamento

Para Refletir:

Mateus 22 é um capítulo que contém algumas das mais importantes lições de Jesus sobre o fundamento da fé cristã. Neste texto, vamos refletir sobre três parábolas que Jesus contou para ilustrar o seu ensino.

A primeira parábola é a do banquete de casamento (Mateus 22:1-14). Nela, Jesus compara o reino dos céus a um rei que preparou uma festa para o seu filho, mas os convidados não quiseram ir. O rei, então, enviou os seus servos para chamar outras pessoas, tanto boas como más, para ocupar os lugares vazios. Porém, um dos convidados não estava vestido com a roupa adequada para a ocasião, e foi lançado nas trevas exteriores.

Esta parábola nos ensina que Deus nos convida para participar da sua salvação, mas exige de nós uma resposta adequada. Não basta apenas aceitar o convite, é preciso também se vestir com a justiça de Cristo, que é o único fundamento da nossa salvação (1 Coríntios 3:11).

A segunda parábola é a dos tributos a César (Mateus 22:15-22). Nela, Jesus é questionado pelos fariseus e herodianos sobre se era lícito pagar impostos ao imperador romano. Jesus, percebendo a malícia deles, pede que lhe mostrem uma moeda e pergunta de quem era a imagem e a inscrição nela. Eles respondem que era de César, e Jesus diz: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

Esta parábola nos ensina que devemos reconhecer a autoridade legítima das instituições humanas, mas sem esquecer que elas estão subordinadas à autoridade suprema de Deus. O nosso fundamento não está nos poderes deste mundo, mas no poder de Deus, que nos criou à sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26).

A terceira parábola é a do maior mandamento (Mateus 22:34-40). Nela, Jesus é questionado por um doutor da lei sobre qual era o maior mandamento da lei de Moisés. Jesus responde citando dois versículos do Antigo Testamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Deuteronômio 6:5) e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Levítico 19:18). E acrescenta: “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

Esta parábola nos ensina que o fundamento da fé cristã é o amor a Deus e ao próximo. Todos os outros mandamentos derivam destes dois princípios. O amor é a essência do caráter de Deus e deve ser também a essência do nosso caráter. O amor é o cumprimento da lei (Romanos 13:10).


Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *